037 - Luiza

#038 – Machismo, racismo e vieses de gênero no RH – feat. Luiza Lima Eugênio

Sobre a convidada:

Mineira, simpática e muito inteligente. Essa é a Lu, ou Luiza Lima Eugênio, HR BP Manager e Benefits & Recognition Product Owner na Suzano. Ela abriu a série especial do mês de março, em que entrevistaremos mulheres fortes e inspiradoras, para celebrar as conquistas e expor as dificuldades da presença feminina no mercado de trabalho e no RH.

Assista ao episódio completo

Recomendações de Luiza:

Michael Pollan – Cooked

Convite ao leitor a redescobrir a experiência fascinante de transformar os alimentos, a partir dos quatro elementos da natureza – fogo, água, ar e terra. Ao relatar suas experiências pessoais com os processos de preparação da comida, Pollan mergulha numa história tão antiga quanto a da própria humanidade e propõe uma redescoberta de sabores e valores esquecidos.

No episódio Fernanda recomendou este livro por tratar não apenas de culinária, mas também por falar sobre asociedade, evolução humana e relacionamentos.

 

Faça acontecer – Sheryl Sandberg – fala sobre vieses de gênero

A autora busca entender a razão pela qual o crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado, identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial.

Além disso, traz uma autorreflexão sincera sobre os acertos e os erros de sua carreira, que, unidos a uma pesquisa vasta, resultaram neste livro escrito com humor e sabedoria.

Luiza recomendou este livro por falar sobre vieses de gênero e demais aspectos que são dificuldades e situações que mulheres enfrentam no mercado de trabalho.

Manual antiracista – Djamila Ribeiro

Neste manual, Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos, apresentando também caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas.

The call to courage – Brené Brown

Brené Brown discute, com humor e empatia, o que é preciso para trocar o conforto pela coragem em uma cultura definida pela escassez, pelo medo e pela incerteza.

Luiza recomendou este documentário por ouvir muitos comentários de líderes que tem medo de errar quando abordam o tema Diversidade e Inclusão com seus times.

Cortes do Episódio: