thumb-episodio51

#051 – O que podemos aprender com… Eugenio Mussak!

Sobre o convidado:

Espero que você, assim como nós, já tenha tido o privilégio de topar com uma pessoa sábia, um mentor (ou uma mentora), alguém que, numa meia dúzia de palavras, te deixa atônito(a), admirado(a). O Eugenio Mussak é assim, um sábio que cruzou nosso caminho. Dizemos “sábio” não porque ele seja mais que alguém, ou porque tenha sido assim nomeado ao longo de sua carreira (se é que isso pode ser encarado como uma nomenclatura de cargo). Ele é sábio porque já viveu muitas coisas, já venceu, fracassou, já foi professor, médico, dono de empresa, escritor, podcaster, pai, filho, marido, amigo, chefe, funcionário… Muitas dessas coisas, ele ainda é, e isso contribui para seu lifelong learning: um termo em inglês muito bonito, usado no contexto profissional e educacional, mas que nada mais é que buscar a sabedoria, para sempre, por toda a vida. Se ainda precisar de alguns “rótulos” para nossa conversa, falamos sobre escolhas, relacionamentos, carreira, tecnologia, sobre a 4ª revolução industrial, autonomia, declamamos poemas, demos risadas… O papo foi completo!

Assista ao episódio completo

Cortes do Episódio:

Referências:

Murilo Gun

Ex-nerd dos anos 90. Ex-autor de livros sobre internet. Ex-empresário de tecnologia. Ex-administrador de empresas. Ex-comediante stand-up. Ex-aluno de futurismo da Singularity na NASA. Ex-apresentador de televisão. Ex-perto.

“Ex-perto” porque descobriu que eu poderia juntar todas essas “ex-periências”, somar com a paixão por educação e ir atrás do sonho abusado de erradicar o desperdício de potencial humano no mundo, com a Keep Learning School.

Martha Gabriel

Martha Gabriel é um ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação, considerada um dos principais pensadores digitais do Brasil.

Conheça mais sobre ela

Livros e Filmes:

Game of Thrones

Uma lição sobre liderança!
Sucesso entre os livros mais vendidos, a série de obras “A Song of Ice and Fire”, de George R.R. Martin, é levada à tela quando HBO decide navegar a fundo pelo gênero e recriar a fantasia medieval épica. Este é o retrato de duas famílias poderosas – reis e rainhas, cavaleiros e renegados, homens honestos e mentirosos – disputando um jogo mortal pelo controle dos Sete Reinos de Westeros para assumir o Trono de Ferro. A série foi filmada em Malta e no norte da Irlanda, tendo participação do escritor dos livros.

Ostra feliz não faz pérola

Um baita livro de Rubem Alves, veja só como ele mesmo o descreve:
‘A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: ‘Preciso envolver essa areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire as pontas…’ Ostras felizes não fazem pérolas… Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída… Por vezes a dor aparece como aquela coceira que tem o nome de curiosidade. Esse livro está cheio de areias pontudas que me machucaram. Para me livrar da dor, escrevi’.

Como os gigantes caem

Diante do devastador cenário de excelentes empresas que caíram, Jim Collins começou a se perguntar: Como as gigantes caem? O declínio pode ser detectado a tempo e evitado? Quanto uma empresa pode cair antes de a trajetória em direção à ruína se tornar inevitável e inabalável?Como as empresas podem reverter esse processo?

Neste livro, Collins confronta essas questões e oferece aos líderes a esperança de que é possível impedir o declínio e, caso isso ocorra, reverter essa trajetória.

Mais referências:

João Cordeiro

O João Cordeiro está a frente do que ele mesmo denomina uma butique de soluções de educação corporativa, que trabalha para a saúde organizacional, formado por um time de sócios inspirado pela nossa crença no potencial do ser humano.

Revista Vida simples

Criada em 2002 na Editora Abril, como suplemento da Revista Superinteressante, a revista Vida Simples logo caiu no gosto popular e se tornou uma publicação independente. Sua abrangência de temas variam desde comportamento, valores humanos, relações interpessoais, sustentabilidade, negócios do bem, pessoas que fazem
a diferença, entre outros.

Em 2018, a marca e todo seu acervo foi comprada pelo casal de empreendedores Luciana Pianaro e Eugenio Mussak.