thumb-episodio57

057 – Accountability na prática – feat. João Cordeiro

Sobre o convidado:

Accountability é uma virtude moral que deveria ser ensinada desde os primeiros anos da nossa vida. Infelizmente, a maior parte das pessoas só percebe que tem esse gap, na fase adulta, quando lida com problemas e contextos mais complexos – conhece algum lugar assim? Pois é, as empresas! Talvez, a forma mais fácil de entendermos Accountability é falando sobre seu antônimo: a Desculpability . Você já escutou frases tipo: “já deu meu horário”, “esse não é meu cliente”, “já estava assim quando eu cheguei”, “sempre foi feito dessa maneira”, “se eu soubesse que era para hoje, teria feito”? Tudo isso são desculpas que encobertam nossa responsabilidade de gerar resultados excepcionais, seja para nós mesmo, para a empresa em que trabalhamos. Empresas que se conscientizam disso (e agem) criam um ambiente inovador, rentável, ágil, criativo e, acima de tudo, virtuoso. Como fazer isso, na prática? Ah, isso é com o João Cordeiro, nosso entrevistado da semana! Ele é um evangelista da Accountability , especialista em palestras e workshops e um mentor nato!

Assista ao episódio completo

Recomendações

Livro Accountability (João Cordeiro) 

Neste livro você encontrará os principais conceitos de que precisa para conhecer, definitivamente, o verdadeiro significado da palavra Accountability.

Lerá argumentos para despertar a Accountability Pessoal que existente dentro de você– caso isso ainda não tenha acontecido – e ferramentas para implantar a Accountability no seu trabalho, transformando-o em protagonista e não em mero espectador passivo da vida corporativa.

Livro Desculpability (João Cordeiro)

Elimine de vez as desculpas e entregue resultados excepcionais.

Em onze capítulos, a segunda obra de João Cordeiro apresenta os porquês de as pessoas, intuitivamente, procurarem desculpas ao invés de assumirem a Accountability pessoal, e os impactos desse hábito nas empresas

O Brasil tem Medo do Mundo? Ou mundo tem medo do Brasil?
(Roberto Teixeira da Costa)

O Autor debate o “medo” ligado ao processo de internacionalização do Brasil e seus desdobramentos, no setor público e privado. O foco é o isolamento internacional do país, detectado antes da pandemia, com reforço da tendência após a COVID-19, com os cenários nacional e internacional como motivo de novas incertezas. A é obra excepcional para aqueles que buscam entender como o Brasil chegou ao atual contexto de isolamento, crise sanitária, embate político, crise econômica e de relações internacionais

Filosofia do cotidiano (Luiz Felipe Pondé)

Na vida cotidiana as questões profundas quase não aparecem. O cotidiano é banal. Luiz Felipe Pondé se debruça sobre questões menores, banais, que são, afinal, aquelas que mais exigem de nós. E o cotidiano, para o autor, deverá ser cada vez mais previsível, mais pobre.

Contrate o João Cordeiro

Saiba mais sobre o João Cordeiro e sua consultoria

Notícia

Artista desenha mulher que ajudou a tirar motorista após acidente com helicóptero de Boechat: ‘Super-Heroína!’

Filósofos Citados

Aristóteles
Mário Sergio Cortella
Luiz Felipe Pondé
Clóvis de Barros Filho

Cortes do Episódio: