thumb_#66

#066 – Como “fazer remuneração” no Brasil – feat. Roberto Damasceno

Sobre o episódio:

Muito se fala sobre o que mudou (e vai mudar) no cenário da Remuneração. Nós, inclusive, falamos em vários episódios sobre o fim das trilhas de carreira, das descrições de cargos, das tabelas salariais tradicionais. Porém, muitas ferramentas de RH ainda são úteis, por mais que pareçam arcaicas, porque elas cumprem um papel determinante num grupo específico de pessoas. Além disso, nosso país é gigante, com cenários distintos e realidades complexas. No meio disso tudo, tem o RH. E agora? Será que “a moda pega”, ou será que teremos de inventar nossa “própria moda”? Quem nos levou a refletir sobre isso foi o Roberto Damasceno, o entrevistado deste episódio. Ele é ouvinte do podcast e, algumas vezes, ficou “se coçando” do lado de lá para contar um pouco mais sobre essa realidade complexa, de fazer remuneração numa grande indústria brasileira de commodities.

Assista ao episódio completo

Recomendações

Livro: A Sabedoria do Eneagrama

O milenar símbolo do Eneagrama tornou-se um dos mais conhecidos sistemas atuais de autocompreensão, com base em nove diferentes tipos de personalidade.

Nessa obra, duas das mais destacadas autoridades mundiais no assunto, apresentam uma nova forma de usá-lo como instrumento de transformação e desenvolvimento pessoal com base em dois questionários de alta precisão para determinar qual é o seu tipo de personalidade.

Livro: Eneagrama para líderes

A maioria dos lideres de hoje apresenta competências técnicas exigidas em suas funções de gestão, mas permanecem cega para suas próprias limitações mentais. Além disso , são imaturos emocionalmente, tomando decisões importantes como se fossem crianças. o impacto disso nas organizações e em suas pessoas é brutal. para o desenvolvimento de líderes plenos, maduros e verdadeiros é fundamental o trabalho de autoconhecimento e de conhecimento dos outros, para isso, é necessário um sistema que seja ao mesmo tempo profundo e prático.

Livro: Rápido e Devagar

Em Rápido e devagar: duas formas de pensar, Daniel Kahneman nos leva a uma viagem pela mente humana e explica as duas formas de pensar: uma é rápida, intuitiva e emocional; a outra, mais lenta, deliberativa e lógica. Kahneman expõe as capacidades extraordinárias – e também os defeitos e vícios – do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões.

Livro: Neuromarketing

A cada dia, somos bombardeados por estímulos sensoriais gerados pelos diferentes dispositivos tecnológicos presentes na atualidade. E a cada minuto, nosso cérebro é inundado por milhares de imagens, textos e sons: um universo de informações cuja maioria acaba sendo ignorada pela mente humana. Com isso, uma parcela ínfima de conteúdo é capaz de chamar atenção e desencadear alguma reação em nosso comportamento e em nossas escolhas.

É nesse contexto em que Darren Bridger apresenta Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores, reunindo dezenas de insights sobre neuromarketing e técnicas de design baseadas nas mais recentes pesquisas sobre a neurociência.