book-anticarreira

Anti Carreira – Joseph Teperman

O que as pessoas precisam fazer para não serem substituídas por robôs, continuar tendo trabalho, gerarem valor e viverem uma vida com significado? Questões como essas inundaram minha mente nos últimos anos.

Desde quando fundei a Inniti, consultoria de executive search, sucessão de CEO e leadership advisory, venho acompanhando a trajetória de muitos líderes e tendo acesso aos dilemas e desafios que vivem. Também é parte do meu dia a dia entender as necessidades das empresas nesse cenário de tantas mudanças para encontrar o profissional certo para cada uma delas. É um trabalho que precisa ser feito sob medida, que exige tempo, dedicação.

Paralelamente à atuação como headhunter, tenho direcionado minha vida para entender, estudar e vivenciar o impacto das mudanças globais na dinâmica das carreiras e do trabalho. Meu fascínio pelo futuro fez com que eu investisse nos últimos anos muito tempo e dinheiro para me manter atualizado nos principais centros de estudos do mundo.

Fui ao Rio de Janeiro para junto com outros CEOs fazer uma imersão no futuro com Peter Diamandis, fundador da Singularity University. Palestro e atendo Conferências, Forums, Congressos. Fui para a Ásia duas vezes com o olhar atento para as similaridades e diferenças sobre o que está acontecendo no mundo do trabalho. Fui para a Europa, para outros países na América do Sul.

Nos Estados Unidos, fui para Harvard estudar sobre como liderar empresas de serviços profissionais. Estive mais de uma vez no Vale do Silício, Califórnia — uma delas para o Global Summit da Singularity University e a outra para entre outras coisas, trocar ideias com o Gary Bolles.

Você vai perceber que citei algumas vezes Gary e Richard Bolles neste livro. São dois craques. Richard é considerado um dos mais influentes e lidos consultores da área de job hunting e career changing. Ele mesmo é um Anticarreirista: bacharel em física pela universidade de Harvard, ministro episcopal e, mais tarde, quando se viu sem emprego, usou sua própria experiência de redescoberta e recolocação para escrever um manual sobre como achar trabalho e fazer transições. Virou um livro que vendeu mais de dez milhões de cópias. Teve uma vida repleta de significado, e faleceu aos 90 anos no começo de 2017. Gary, seu filho, por sua vez, é reconhecido internacionalmente como expert em futuro do trabalho e futuro do aprendizado, além de ser Chair da Singularity University.

Compro livros sem parar, mais do que consigo ler e estou formando uma biblioteca interessante. O sonho é que ela cresça indefinidamente, afinal, como diz Taleb, quanto mais você souber, maiores serão suas pilhas de livros não lidos. Além disso, também assisto a palestras, Google Talks, Ted Talks dos autores e de professores das melhores universidades do mundo.

Fui juntando conhecimento, tendo insights, costurando tudo e tirando conclusões. Desse caldo, montei uma palestra e, depois da primeira, vieram pedidos por mais. Vi que meu desejo por entender o futuro do trabalho era o mesmo de muitas pessoas. E isso me fez pensar em fazer mais do que só a palestra.

Num primeiro momento, tive a ideia de traduzir no Brasil um dos livros que me tocou muito, justamente do Richard Bolles. O nome do livro é What Color is Your Parachute? (Ten Speed Press) — em tradução livre para o português, “Qual é a cor do seu paraquedas?”. Essa obra foi considerada pela biblioteca do Congresso Americano como um dos 25 livros mais importantes da história dos Estados Unidos por ter trazido muita prosperidade para a economia daquele país. Mas o conteúdo não se aplicaria cem por cento ao mercado brasileiro.

A ausência de material adequado à nossa realidade unida à demanda pelo assunto fizeram com que nascesse a necessidade de ir além. Pelos feedbacks recebidos em relação aos meus textos, posts, emails, palestras, provocações, entendi que precisava escrever esse livro. Decidi sentar e me dediquei durante dois anos a isso.

Busquei ainda mais conhecimento, ouvi mais e mais histórias, testei minhas ideias em conversas com especialistas do Brasil e dos Estados Unidos. Foi desafiador. Por outro lado, muito prazeroso. Entrevistei pessoas incríveis, que admiro muito. Algumas de quem já era próximo, outras de quem não era. Gente empreendedora e intraempreendedora que prospera e gera muita prosperidade. Somei isso à minha experiência prática, com mais de 10 mil entrevistas que já fiz como headhunter.

Quero que este livro seja uma ponta de lança para outras iniciativas que tragam prosperidade e autonomia. Torço para que as pessoas parem de esperar alguém que lhes dê emprego e se inspirem vendo quanto podem gerar de valor por conta própria. Construam sua Anticarreira.

Tenho feito isso durante os últimos anos. Lá atrás, me formei em administração de empresas pela Faap, depois trabalhei na EDS, na Intel, fui trainee do Citi e empreendi. Mas isso foi só o começo. Ao lado do meu trabalho como Consultor em executive search e empreendedor, tenho criado outros. Sou membro de conselhos, investidor, palestrante, e membro e atual presidente do Conselho do IFL — Instituto de Formação de Líderes. Agora sou também escritor.

Entendo que tenho a oportunidade e responsabilidade de usar minha voz e influência para deixar esse lugar onde estamos melhor do que encontrei. E para motivar e mostrar que você pode e deve fazer o mesmo.

Aqui neste livro você vai conhecer mais exemplos de pessoas que já vivem essa nova dinâmica. Mais do que isso: vai entender como aplicar em sua própria vida. E depois desta leitura, convido você a dar continuidade à troca de ideias e experiências Anticarreira pelo josephteperman.com.br! Porque as mudanças continuam e um dos segredos é se manter atualizado e em movimento.